Em 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para o uso, a
transferência e o tratamento de dados pessoais no Brasil.
Com o objetivo de garantir a privacidade de consumidores, tanto em empresas públicas quanto
privadas, a Lei exige mais transparência e segurança para o uso de qualquer informação que permita,
direta ou indiretamente, a identificação de uma pessoa.
Agora, os titulares dos dados têm uma série de novos direitos, que devem ser garantidos por todas as
organizações. Saiba mais!
Segundo a constituição de 1988, a privacidade é um direito de todos os cidadãos brasileiros. Por isso, sempre deve ser resguardada, assim como a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem.
Entre as leis e normas criadas para implementar essa proteção está a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), que exige de todas as empresas estabelecidas em território nacional esforços para a proteção e a confidencialidade não apenas de dados sensíveis, mas de qualquer informação que permita a identificação de um indivíduo.
Dessa forma, é preciso seguir novas regras para fazer a coleta, o uso e o armazenamento de dados como RG, CPF, nome, endereço, endereços de e-mail, números de documentos e fotos próprias.
A LGDP garante aos titulares dos dados pessoais novos direitos:
- Saber quando seus dados sofrerem algum tipo de tratamento;
- Ter
acesso a todos os seus dados coletados e conhecimento sobre o tipo de
tratamento que eles recebem;
- Ter dados incompletos, inexatos ou
desatualizados corrigidos quando solicitado;
- Ter a desvinculação ou
eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em
desconformidade com a LGPD quando solicitado;
- Caso seja preciso,
ter a garantia de portabilidade dos dados;
- Ter acesso às
instituições com as quais os dados são compartilhados;
- Ter
conhecimento sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o
uso dos seus dados e as consequências da negativa;
- Ter conhecimento
sobre os critérios e procedimentos do tratamento para, a partir deles,
tomar decisões;
- Ter a liberdade de peticionar contra o controlador
dos dados quando entender que algum direito foi violado.
Se o titular das informações sentir a segurança das suas informações ameaçada, pode solicitar a correção ou eliminação dos seus dados no sistema da empresa que os coletou.
Se o titular entender que algum dos seus direitos foi violado, é indicado fazer uma denúncia ou reclamação no site da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP), órgão responsável pela fiscalização das normas da LGPD.
Por isso, estabelecemos regras para os processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento e eliminação de dados em conformidade com a LGPD.
Saiba mais sobre medidas de segurança e bem-estar no ambiente digital.
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Acesse aqui o curso do PROGRID EADAs possibilidades do ambiente digital são muitas, e é possível aproveitá-las em segurança e sem ter dores de cabeça. Para isso, é preciso estar sempre alerta e adotar alguns cuidados sempre que você for navegar na internet ou usar um dispositivo eletrônico.
Preste atenção na abordagem das mensagens e nunca forneça seus dados pessoais.
Desconfie de links com promoções “milagrosas”. Elas podem ser armadilhas para coletar seus dados ou infectar seu computador.
Recebeu um link suspeito? Se estiver em dúvida, não clique! Encaminhe a mensagem para o nosso e-mail, notifique@ailos.coop.br, ou ligue para o SAC: 0800 647 2200.
Mesmo com toda a segurança da página de acesso à Conta Online da Cooperativa, é importante ter bastante atenção ao local onde você faz a conexão.
Antes de pagar um boleto, confirme os dados do beneficiário. Se houver divergências, não pague e contate o emissor do boleto.
As Senhas são fundamentais para verificar o acesso às suas contas, assegurando a realização de diversas transações com mais segurança. Veja algumas dicas para ter senhas seguras:
Os cartões* da Cooperativa são pessoais e intransferíveis. Com eles, você pode realizar compras e ter acesso a diversos serviços nos Terminais de Autoatendimento do Sistema Ailos. Veja alguns cuidados para utilizá-los:
*Cartão Magnético da Conta: realiza saques e transações nos Postos de
Atendimento e Caixas Eletrônicos das Cooperativas do Sistema
Ailos.
Cartões de Crédito e/ou Débito: realizam saques,
transações nos Postos de Atendimento e Caixas Eletrônicos
(Cooperativas do Sistema Ailos, Banco24Horas, Rede Interligada e
Rede Cirrus), compras físicas (lojas, restaurantes, etc.) e através
da internet.
Por oferecer grandes vantagens, a compra pela internet se popularizou e se tornou preferência para muitas pessoas. No entanto, é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de acessar as páginas das lojas.
Usufrua da facilidade de realizar saques, pagamentos e transferências em nossos caixas eletrônicos, mas sempre colocando a sua segurança em primeiro lugar.
Para colocar a sua segurança em primeiro plano, é muito importante que o equipamento utilizado para realizar as suas transações esteja seguro.
Para reportar um golpe, entre em contato com a gente através do e-mail
sac@ailos.coop.br.
Nossa equipe está sempre à
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